Quando o assunto é internet e empresas, uma das primeiras preocupações que nos vem à mente é a segurança. Na área de tecnologia, existem vários meios que possibilitam a garantia de métodos seguros para a empresa em ações na internet.

Isso acaba sendo muito importante em diversas situações, principalmente, nos dias de hoje, em que se é comum trabalhos homeoffice, bem como uma gestão integrada de documentos e processos (o que acaba por exigir dos colaboradores acesso à rede privada da empresa, mesmo estando fora dela).

Se, dentro da empresa, já existem muitas inspeções e métodos de segurança, imagina fora dela?

Por isso, no artigo de hoje, falaremos do VPN – que se trata justamente da segurança da rede privada acessada externamente.

A sigla VPN significa “virtual private network”, que nada mais é que uma rede virtual privada. O VPN é uma tecnologia que criptografa o acesso de um dispositivo, conectado à internet, em uma rede privada.

Em um contexto geral, o VPN garante a segurança dos dados que trafegam em uma conexão privada para internet ou vice-versa, impedindo que pessoas não autorizadas interceptem a conexão.

Para entender com exatidão como funciona o VPN, vamos ilustrar da seguinte forma:

A internet é como se fosse todas as vias urbanas: repleta de sinais e rastreadores. Dentro disso, há algumas vias que são túneis, onde você consegue saber a direção que o carro vai, mas, quando ele entra no túnel, você não sabe mais o que aquele carro está fazendo ali.

Assim, de modo bem ilustrativo, é a tecnologia VPN, é como se você pudesse navegar pela internet sem ser visto e sem que outros saibam o que você faz. Uma vez que o VPN isola a sua conexão e, assim, tem um passe livre para acessar o que quiser. Claro que, no meio corporativo, o acesso a rede interna de uma empresa a pessoas precisa ter um acesso a rede como login e senha para transportar ou extrair algum dado. Mas, sua ida e vinda está assegurada.

Agora, você quer saber como a Tecnologia VPN pode ser benéfica para sua empresa? Siga nossas postagens e saiba mais!

×